Área Particular de Preservação Ambiental São Francisco

A Área Particular de Preservação Ambiental São Francisco, também conhecida como Reserva São Francisco, possui uma longa história de criação e fica localizada em uma porção da Serra Geral no município de Nova Veneza.
Antes da chegada dos primeiros colonizadores, as encostas da Serra Geral eram cobertas por florestas virgens. No entanto, a partir da colonização a vegetação nativa foi muito explorada e a paisagem rapidamente modificada, causando grande impacto aos ecossistemas naturais. Uma das áreas impactadas pela exploração madeireira abrangeu as encostas das montanhas da região de Rio Cedro Alto, no município de Nova Veneza, em Santa Catarina.
Em 2002, uma dessas montanhas teve a chance de ser observada pelo casal Sidney José Damiani e Marli Bortolin, que viram nesse pedaço de terra o berço de inúmeras espécies animais e vegetais. Com o propósito de preservar aquele pedaço de Mata Atlântica, eles adquiriram inicialmente 17 hectares de floresta e, aos poucos, foram obtendo novas áreas.
Hoje são mais de 1.500 hectares que constituem uma área agora chamada de Reserva São Francisco. Para acelerar o processo de regeneração natural, eles adotaram ações de manejo pela recomposição da floresta por meio do plantio de mudas nativas. Hoje, a área já se encontra em estágio avançado de regeneração - processo este que geralmente se inicia depois de 15 anos e que pode levar mais de 60 anos para alcançar um estágio semelhante à floresta primária.
Nessa trajetória de conservação, o casal conheceu os integrantes do Instituto Felinos do Aguaí, que há 15 anos desenvolvem trabalhos de pesquisa e educação ambiental na Reserva Biológica Estadual do Aguaí, bem como no seu entorno, área protegida vizinha à Reserva São Francisco.
A partir de 2015, motivadas pelo objetivo conjunto de conservação da natureza, as duas entidades uniram esforços, ampliando significativamente as ações de preservação ambiental na região sul de Santa Catarina. Além de proteger mananciais hídricos e servir de reduto para muitas espécies da fauna e flora brasileira, a Reserva São Francisco agora conectada à Reserva Biológica Estadual do Aguaí - uma das dez unidades de conservação estaduais do grupo de proteção integral de Santa Catarina - se destaca como uma importante área privada dedicada à preservação dos recursos naturais, contribuindo para o aumento da conectividade da paisagem e representando uma forma de ampliar as áreas de conservação da vida silvestre.


Cachoeira Nova Veneza, Reserva Ambiental

Mapa da Área Particular de Preservação Ambiental São Francisco

Foto da Reserva Ambiental São Francisco

Galeria de fotos / Reserva São Francisco